JOÃO DE MATOS FILIPE HOMEM COM “H”
O doutor João de Matos Filipe, para nós o João Filipe, nasceu em Ortiga, concelho de Mação. Foi o seu berço ornamentado por gente humilde, trabalhadora e economicamente com algumas privações, motivo pelo qual iniciou os estudos tardiamente.
Mais vale tarde do que nunca!
Com a primeira fase académica concluída, foi trabalhar para a Caixa de Previdência e Abono de Família da Indústria do Distrito de Lisboa.
Em simultâneo com o trabalho, continuou os estudos, com aulas diárias, utilizando o ensino no nocturno, entre as 19 e as 23 horas, concluindo a Licenciatura em História.
Com o grau académico que, com trabalho, dedicação e muita força de vontade, conseguiu alcançar, foi trabalhar para a Administração Regional de Saúde de Santarém, onde em 2008 se reformou, depois de ter exercido cargos dirigentes.
Foi um homem de luta, de crer e de convicções. Subiu na vida com esforço, com trabalho e com muito sacrifício.
É pessoa honesta, solidária e nada vaidosa, contrastando com alguns políticos, que se orgulham de ser sem o ser.
Neste Portugal de “Abril” ainda há gente honesta.
Terminamos, agradecendo tudo o que nos tem dado, incluindo o livro que acabou de publicar e desejar, muita saúde e força para continuar a fazer Portugal.
Seguidamente, publicamos um vídeo, onde procuramos dar uma ideia do que foi a apresentação do seu livro, na sua terra natal.
VÍDEO