O DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Dia
10 de Junho, 10,30 Horas, Largo dos Combatentes, Mação relembrou e homenageou os mortos em combate, com a presença da Câmara Municipal, Liga dos Combatentes e alguns populares.
O dia 10 de Junho, é o dia em que Portugal, pretende recordar e homenagear todos os portugueses, que espalhados pelos quatro cantos do Mundo, tão boa referência vão deixando do País onde nasceram.
É o dia escolhido por todos nós, para relembrar e homenagear Camões, todo o seu valor, raça,
heroicidade e herança cultural que nos delegou. É o dia de dizer obrigado, a Todos os que das mais diversas formas, souberam engrandecer o nome de Portugal.
É o dia de mostrar ao Mundo, que na ponta mais a sul do Velho Continente, existe um país com oito séculos de história, que em tempos já foi dono de um grande império e hoje, luta por um mundo mais justo, democrático, solidário, com menos desigualdades sociais e mais pacífico.
Um País, com um
povo trabalhador, humilde, amigo, solidário, pacífico
e democrático. Um povo, que por momentos perdeu a sua soberania, para ter que cumprir ordens de uma Troika, ordens de um mundo capitalista, esfomeado por lucros, mesmo que adquiridos à custa dos mais injustos sacrifícios sociais.
Vivemos num mar tenebroso, numa terra abraçada por um denso nevoeiro, com a esperança de que um dia surgirá um D. Sebastião, para nos ajudar a repor a soberania, nos ajudar novamente a sorrir.
Com luta, dedicação e trabalho, havemos de voltar a fazer Portugal.
VÍDEO
NEVOEIRO |
Nem rei nem lei, nem paz nem guerra, Define com perfil e ser Este fulgor baço da terra Que é Portugal a entristecer – Brilho sem luz e sem arder, Como o que o fogo-fátuo encerra.
Ninguém sabe que coisa quer. Ninguém conhece que alma tem, Nem o que é mal nem o que é bem. (Que ânsia distante perto chora?) Tudo é incerto e derradeiro. Tudo é disperso, nada é inteiro. Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a Hora! |