ORTIGA – NOITE DE FADOS EM FAMÍLIA.
No dia 12 de Novembro de 2011, a Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, realizou uma Noite de Fados, constituída por uma ceia e fados cantados ao vivo. A noite correu animada, alegre e a boa disposição reinava entre todos os presentes. Os artistas, três fadistas, uma viola e uma guitarra,
tiveram um bom desempenho, que veio a ser testemunhado, pelos muitos aplausos da assistência. De todos, queremos realçar o guitarrista, um jovem de 17 anos, que tratava a guitarra por tu.
Noite de fados, noite de convívio, noite em que abrimos as portas do nosso coração, ao Fado, que é a voz de um País chamado Portugal. Fado, que com o gemido da guitarra, com o valioso grafismo do poeta, ornamentado com a voz penetrante do fadista, nos abre a porta do coração, à realidade alegre e tristonha de um povo.
Voz humilde, sincera e honesta de um povo, que repentinamente acordou, com o som das trombetas da liberdade e dos gritos, de um povo a caminho da democracia. Voz, que presentemente começa a ser tão mal tratada. Voz, que começa a não ser a de um país humilde e trabalhador, mas a de um mundo, que à custa da riqueza, tudo e todos pretende comandar.
Mas eis que repentinamente, na noite de fados e fadistas, surge uma voz humilde, sincera, trabalhadora e amiga,
que apanhada de surpresa, com um simples e fluente improviso, a todos agradeceu, por terem contribuído, para o sucesso da muito vivida noite. A voz era a da Presidente da Liga de Melhoramentos de Ortiga, Cláudia Cordeiro.
Seguidamente, apresentamos duas fotomontagens, com as quais, pretendemos dar uma ideia do que foi a Noite de Fados. Foi o trabalho possível, atendendo ao muito simples e limitado material que utilizamos.
Por último, queremos tirar o chapéu e agradecer, a todos os que de uma forma directa e indirectamente, contribuíram com todo o seu empenho, trabalho e dedicação, para o sucesso do evento, que a todos nós nos foi proporcionado.
1º VÍDEO