MAÇÃO CONTINUA A SER DOS CONCELHOS MENOS TRANSPARENTES
No Expresso online de sexta-feira, vem publicado um trabalho sobre o grau de transparência dos 308 concelhos do País, tendo como referencia para o estudo, as páginas existentes na internet das diversas Autarquias.
Em primeiro lugar, temos a Câmara de Alfândega da Fé, liderada pela médica Berta Nunes, que com enorme dedicação e empenho, tudo faz, para trazer os seus munícipes muito bem informados.
Convém realçar, que a vontade de querer informar, já vem dos tempos em que era Diretora da Sub-região de Saúde de Bragança.
Relativamente ao 4º lugar, foi atribuído a Porto de Mós, que no ano transato estava no 229º lugar.
Em declarações ao Expresso, o autarca de Porto de Mós, João Salgueiro, reconheceu que o trabalho não foi só dele, mas contou com a colaboração da população e restantes trabalhadores, que trabalharam arduamente para melhorar a sua página, ao ponto de alcançar a 4ª posição, que tanto os orgulha.
E Mação? Estava no 285º lugar com 18 pontos e este ano passou a estar em 290º com 16 pontos.
Passámos de cavalo a burro!
Ficámos espantados com a posição agora alcançada, pois sempre pensámos que a Câmara, no ano transato, tivesse tomado medidas para inverter a situação.
Pouco ou nada mudou. Qual a razão: Falta de tempo? Descuido? Falta de técnicos com ideias? Falta de “pilim”? Querer manter na “escuridão” muito do que se passa no seu “reino”?
Estamos convictos que a resposta à última questão será negativa.
“Quem não deve não teme”.
Fazemos votos, que a página da Câmara na internet seja “rifada” e substituida por uma nova, que nos proporcione mais variada, atualizada e melhor informação.
Amorim Lopes