MÁRIO SOARES VISITOU JOSÉ SÓCRATES NA PRISÃO EM ÉVORA
Mário Soares visitou hoje, em Évora, o amigo José Sócrates, onde se encontra detido desde terça-feira.
À saída, declarou que este se encontrava bem e que teve a possibilidade de poder falar com ele sobre diversos assuntos. Aproveitou para elogiar o desempenho do Diretor do estabelecimento prisional.
A terminar, afirmou que a prisão preventiva é um caso político.
Não nos prenunciamos sobre as afirmações proferidas, mas aproveitamos para abordar algumas questões:
1 - Já passaram vários meses que o processo em causa está a decorrer. Porquê agora e não noutra data a prisão de Sócrates? Convém referir, que o PS estava em eleições e na próxima semana tem o seu Congresso.
2 - Sócrates ao ser detido, teve o “privilégio” de ter dois canais de TV a mostrar ao mundo, a “espetacularidade de tamanho feito”. A compor o acontecimento, tivemos dois jornais que divulgaram algo do que estava a ser investigado.
Tudo o que foi divulgado, a ser verdade, prova que o segredo de justiça foi violado.
Será que tudo isto aconteceu ou fizeram acontecer?
Convêm recordar Maio de 2003 – início do “verão quente socialista”, altura em que Ferro Rodrigues e António Costa estiveram na berlinda e Paulo Pedroso foi detido. Tudo aconteceu no governo de Durão Barroso, altura do nascimento da “teoria da cabala”.
3 - Sócrates ficou em prisão preventiva sem serem conhecidos os fundamentos de tal despacho. Estamos convictos que a lei foi aplicada face aos factos analisados.
E Ricardo Salgado, cérebro do escândalo BES, que depois de estar detido foi-lhe restituída a liberdade na quase totalidade, também houve justeza na aplicação da lei?
Mudem-se os “ventos”, icem-se as “velas” para alcançarmos novos “horizontes”
Amorim Lopes