RITA COLAÇO, JORNALISTA DA ANTENA 1, É GALARDOADA
O Prémio AMI, na sua 16ª edição, foi atribuído em simultâneo à jornalista da Antena 1 Rita Colaço, com o trabalho “Os Filhos da Síria” e à jornalista da SIC Ana Sofia Fonseca, com o trabalho “Tráfico de Pessoas: Os Novos Escravos”.
http://ami.blogs.sapo.pt/ana-sofia-fonseca-sic-e-rita-colaco-94451
“A reportagem de Rita Colaço impressionou o júri pela capacidade de nos colocar, pelo som e impacto dos testemunhos recolhidos, dentro de um drama às portas da Europa que continua a espalhar sofrimento”.
“Já a peça da jornalista da SIC, que contou com imagem de Paulo Cepa e edição de Luís Gonçalves, destacou-se pela riqueza do trabalho de investigação, pelos testemunhos pessoais variados e difíceis que conferem uma visão holística e uma imagem ímpar sobre este drama e pelo facto de agarrar a nossa atenção desde o primeiro minuto”.
Relativamente aos trabalhos premiados, publicamos seguidamente o som da reportagem da Rita Colaço. O vídeo do trabalho da Ana Sofia Fonseca não está em condições de ser publicado.
“Os Filhos da Síria”
Para ambas vão os nossos parabéns.
Para a Rita Colaço, Maçanica que muito nos orgulha, que a saúde e a força nunca lhe falte, para continuar a “cruzada” rumo a um mundo mais livre, mais justo e mais solidário.
Amorim Lopes